A religião taoísta e a filosofia taoísta na Arte Marcial Chinesa

  A religião taoísta é baseada nos princípios da filosofia taoísta.

  A filosofia taoísta incorporou princípios do budismo, do confucionismo, do imortalismo (filosofia dedicada a conhecer o caminho que leva à imortalidade), da medicina tradicional chinesa, do Ying Yang, cinco elementos entre outras. Também utilizou a sabedoria das escolas de astronomia, alquimia, estratégias de guerra, entre outras.

  A arte marcial taoísta é diferente de todas as outras artes marciais, por não ter seqüências de movimentos como forma de treinamento e por isso ser chamada de arte natural.

 O pensamento guia a energia, e quando a energia chega com ela chega à força. Os movimentos são harmoniosos, e por isso trás mais equilíbrio ao corpo o conectando ao universo.

 O aspecto externo da arte marcial taoísta se assemelha muito ao movimento de um peixe, de um pássaro voando e ou de um animal correndo. Os movimentos são muito belos e estéticos. No aspecto interno, a força do corpo tem a forma de um espiral duplo, esse é um aspecto da arte marcial taoísta, e, é também o princípio mais valioso da arte marcial chinesa original.

 A força em espiral é a força que movimenta o universo. Todos nós sabemos sobre os movimentos dos planetas ao redor do sol, chamados de translação que produz uma força no sentido anti-horário e a rotação que produz uma força no sentido horário. Esses movimentos produzem forças contrárias que formam a força em espiral que influenciam toda a matéria, ou seja, o ser humano e todas as coisas.

   Também podemos dizer que o universo é nossos pais e que nós somos seus filhos, pois da mesma maneira que os filhos se assemelham aos pais, nós nos assemelhamos ao universo. Em ambos esta contida a força espiralada.

Por exemplo:

I - No norte do planeta, o furacão e a água que desce pelo raio giram no sentido anti-horário, enquanto que no sul é ao contrário.

II - As teias de aranha são construídas no sentido anti-horário.

III -Na maior parte das conchas a força é no sentido horário

IV -O código genético encontrado em cada célula, tem a forma de espiral duplo (DNA).

Em todos esses exemplos, vemos a reação produzida pela ação dos movimentos de rotação e translação.

E é por conseqüência natural que a arte marcial taoísta tem a força espiralada. Essa força não é facilmente compreendida, e não é através da leitura que podemos compreendê-la, é necessário que um verdadeiro mestre nos ensine.

Constantemente vemos movimentos retos, nos esportes e nas artes marciais, e a conseqüência disto é estar machucando sempre o corpo, isso porque esses movimentos são contra o sentido natural da força.

De acordo com a arte marcial taoísta, os seres humanos devem buscar harmonia com a natureza para chegar ao relaxamento e a saúde. O Taoísmo é uma religião de aplicação prática, e para entendê-la, é necessário aplicar os exercícios taoístas.

A Arte Marcial Taoísta tem na sua essência, uma filosofia muito profunda, seu conteúdo engloba o Qi Gong Taoísta, a medicina taoísta, a dança taoísta, a música taoísta, a pintura taoísta, e a compreensão dos símbolos taoístas, do sexo taoísta, feng shui taoísta, entre outros.

Por isso podemos dizer que a arte marcial taoísta é um enorme aprendizado de filosofia e prática que tem milhares de anos de história. E agrupa a sabedoria de muitos mestres.

Certas pessoas dizem que a guerra é a origem das artes marciais, essa é uma idéia muito errada de quem não entende sobre a arte marcial. Na origem das sociedades havia uma extrema harmonia e a união entre todos para conseguirem sobreviver, e há registros de que já nos primórdios, existia a arte marcial, apenas não se chamava arte marcial.

Os seres humanos, para sobreviverem às desgraças naturais, precisavam se fortalecer e encontrar formas de cuidar da saúde de seus corpos, essas necessidades deram origem às artes marciais. Podemos dizer então que a origem das artes marciais se deu pela busca pela sobrevivência.

 

Com o desenvolvimento dos seres humanos, entendeu-se que a própria vida é finita, mas o universo é infinito, e para entender e explicar isso é que os seres humanos desenvolveram a filosofia e a religião.

E é por isso que a arte marcial, a filosofia e a religião são inseparáveis. A arte marcial é uma prática de autoconhecimento.

Está registrado no livro do Imperador Amarelo, que seus antepassados utilizam a arte marcial para curar doenças e aumentar a sabedoria.

Em outro livro da mesma época está registrada a viagem do imperador Yu, que viu pessoas fazendo Qi Gong, bebendo água do orvalho depositada sobre as plantas e jejuando.

 

 

Na China o Imperador Yu tem uma influência histórica igual à de Confúcio, Lao Tse e Imperador Amarelo. Seu grande feito foi ter desviado as águas de um rio, trabalho que durou três anos, durante esse período, ele jamais voltou para seu palácio, apesar de ter passado três vezes em frente do mesmo.

A cura de sua perna se deu de uma forma muito interessante. Após observar um grande pássaro (já extinto), que andava de uma forma muito estranha, pois seus passos podiam mover grandes rochas, o Imperador Yu passou a imitar seus passos curando dessa forma sua perna, esses passos ficaram conhecidos como os Passos do Yu, fato semelhante ao modo que Fu Xi, ao ver a tartaruga mitológica, criou o Bagua.

Os passos do Yu são movimentos milagrosos que utilizam o Qi das pessoas, do ambiente e do universo. Depois do surgimento da religião taoísta, deu-se que eles são a essência da arte marcial.

Posteriormente os monges taoístas, ao praticarem os passos do Yu, acharam muitas semelhanças com o símbolo do bagua, porém, apesar de muitos conhecerem o símbolo do bagua, poucos conhecem os passos do Yu. Os Passos do Yu são o segredo da vitória nas artes marciais.

As lutas feitas hoje utilizam como ponto principal à forma de andar. Quando nós vemos uma derrota, não é porque não há velocidade ou força, mas porque os passos estão errados, e, influenciam na liberação da força. Numa luta é necessário controlar a distância entre você e seu oponente, e, sentir essa distância é a coisa mais difícil e mais importante.

O controle da distância é feito através dos passos, por isso os lutadores dizem que os passos são 70% da arte e os socos 30%.

Os passos não são andar, correr, chutar ou pular, mas sim treinar os passos do Yu. Quando chegou a Dinastia Ming, a arte marcial taoísta passou a ser chamada de estilo interno de Wudang.

O estilo interno de Wudang foi criado por Zhang San Fang, que nasceu em 09/04/1248, e quando completou 77 anos, chegou à montanha de Wudang e percebeu que o feng shui do lugar era muito bom, pois Zhang San Fang também era mestre de feng shui, e então previu que mais tarde a montanha de Wudang seria muito famosa.

Então ele levou alguns alunos para essa montanha para construir um templo, que ficou conhecido como o Templo de Wudang, onde nasceram o Taoísmo de Wudang e a Arte Marcial de Wudang. Devido ao conhecimento profundo de Qi Gong e nunca ter perdido uma luta, seus conhecimentos de filosofia profunda influenciaram toda a china.

Dessa forma se determinou Wudang com estilo interno e Shaolin como estilo externo.

Posteriormente o Imperador da Dinástica Ming, esteve por três vezes no Templo de Wudang para aprender a arte marcial e percebeu que essa arte era muito boa para a saúde, para a sabedoria, para lutar.

Então o Imperador resolveu investir muito dinheiro e enviou trezentos mil soldados para aprender a arte marcial de Wudang por oito anos e ajudar a construir muitos templos. A partir desse momento, a montanha de Wudang conquistou notoriedade até os dias de hoje, na China.

Hoje o Taijiquan, o Baguazhang, e o Xin Yi Quan advém do Gong Fu de Wudang.

Precisamos, no entanto ressaltar que a arte marcial taoísta é uma luta extremamente profunda, no entanto não é a sua finalidade lutar, e sim conhecer o ser humano e conhecer a si mesmo, esse é o verdadeiro caminho do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842