Tao Jia e Taoísmo

Escrito por Cai Wen Yu
 

Tao Jia foi fundado por Lao Tse e Zhuang Zi. Várias famílias de tradição chinesa consideram Lao Tse como o próprio Tao Jia.

Não podemos confundir Tao Jia com Tao Jiao. Tao Jiao é a religião taoísta e Tao Jia é a filosofia taoísta. Hoje em dia muitas pessoas praticam Tao Jia e Tao Jiao, mas não sabem a diferença entre eles. Por exemplo, as pessoas acham que treinam Tao Jia Qi Gong, mas na verdade treinam Tao Jiao Qi Gong.

A teoria do Tao Jia é a filosofia que dirige o corpo e a mente, que dirige os países e os exércitos militares.

No início da dinastia Han, a teoria do Imperador Amarelo uniu-se ao Tao Jia de Lao Tse, sendo chamada de “Huang Lao Zhi Tao” (Huang = Imperador Amarelo) ( Lao = Lao Tse) (Gi Tao = Do Tao).

Huang Lao Zhi Tao foi o principal pensamento que orientou a dinastia Han, e também foi muito importante para a política da época.

Na dinastia Han, o Imperador Han Wu Di só usava a filosofia de Confúcio governar, deixando de lado os conceitos de Lao Tse.

Essa atitude teve graves conseqüências, pois os filósofos que auxiliavam os governantes e eram da família de Lao Tse foram substituídos pelos filósofos da família de Confúcio, e muitos deles não tiveram outra opção a não ser virarem eremitas.

As teorias de Lao Tse eram usadas para auxiliar a política, e quando os filósofos deixaram de ter utilidade para o governo e viraram eremitas, eles passaram a utilizar as teorias de Lao Tse para buscar a longevidade, praticando o que nós chamamos agora de Qi Gong, e antes era chamado de Tao Yin.

Nesse período, muitos filósofos viraram eremitas e foram morar nas montanhas, e influenciaram muitas pessoas com suas filosofias, porém eles não formaram associações religiosas.

No final da dinastia Han, Zhang Ling foi o primeiro a fundar Wu Dou Mi Tao. Ele usou como o livro sagrado do taoísmo o Livro Lao Tse Wu Qian Wen, e foi ele quem primeiro disse que Lao Tse foi o fundador da religião taoísta e o chamou de Tai Shang Lao Jing.

No mesmo período, houve um filósofo chamado Zhang Jiao e ele fundou o Tai Ping Tao, e disse também que Lao Tse foi o fundador de sua religião.

A conseqüência disso foi o florescimento do Taoísmo por toda a China, e foi dessa maneira que surgiu a religião taoísta.

Posteriormente, na dinastia Tan, os imperadores se diziam descendentes da família de Lao Tse, pois seus sobrenomes eram os mesmos.

Na história universal, a política, a filosofia e a religião sempre estiveram interligadas, porém sempre geraram conflitos.

O taoísmo que conhecemos agora é o da religião taoísta, e não o da filosofia taoísta, assim como o Lao Tse que conhecemos é o descrito pela religião, e não o filósofo.

Para se definir em quantas facções se dividem a religião taoísta, é necessário analisar o conteúdo delas. Feito isso, pode-se dizer que ela se divide em duas facções, uma simbolista e a outra que busca a longevidade.

A facção que é simbolista tem seis famílias:

1- Família Zheng Yi: seu fundador foi o bisneto de Zheng Ling. O princípio de seu treinamento era o de comer ar.

2- Família Shang Qing: seu fundador foi Wei Hua Cun. Seus treinamentos eram o jejum e a massagem.

3- Família Ling Pao: seu fundador foi Ge Xuan. Seu treinamento era o mesmo da família Shang Qing.

4- Família Qing Wei: foi fundada na dinastia Tan e foi febre em toda a China até a dinastia Yuan. Seu fundador foi Zu Shu. Seu treinamento consistia em desenvolver o Dan Tian de uma maneira muito peculiar que só sua família possuía; essa foi a primeira família taoísta a se instalar nas montanhas de Wu Dang.

5- Família Shen Xiao: seu fundador foi Wang Wen Qing. Seu sistema de treinamento era o de sentir o universo. Esse sistema foi muito praticado pelas classes populares.

6- Família Jing Ming: seu fundador foi Xu Xung. Foram eles que começaram a unir as filosofias de Lao Tse e Confúcio.

A facção que buscava a longevidade tem sete famílias:

1- Família do Sul: Seu fundador foi Zhang Bo Duan. Eles treinavam a arte do sexo para desenvolver a energia e prolongar a vida.

2- Família do Norte: seu fundador foi Wang Chong Yang e ele teve sete grandes alunos que formaram sete grandes famílias:

1) Qiu Chu Ji – família Long Men

2) Ma Yu – família Yu Shan

3) Tan Chu Duan – família Nan Wu

4) Liu Chu Xuan – família Sui Shan

5) Wang Chu Yi – família Yi Shan

6) Hao Da Tong – família Hua Shan

7) Sun Bu Ar – família Qing Jing

Esses sete mestres foram os primeiros a unir o taoísmo com o budismo.

Seu principal treinamento era o Nei Dan, que é muito importante para o Qi Gong taoísta. (No próximo artigo explicaremos o que é Nei Dan)

3- Família do Centro: seu fundador foi Li Tao Chun. Seu treinamento também consistia em desenvolver o Nei Dan.

4- Família do Oeste: seu fundador foi Li Xi Yue. Ele foi aluno de Zhang San Feng e de Lü Dong Bin. Seu treinamento consistia em treinar o sexo para ganhar energia e para alcançar a longevidade.

5- Família do Leste: seu fundador foi Lu Xi Xing. Seu treinamento também era desenvolver o Nei Dan.

6- Família Lao Hua Shan – seu fundador foi Chen Chuan.

7- Família Zhang San Feng – seu fundador foi o próprio Zhang Sang Feng. Seu principal treinamento era desenvolver o Nei Dan, porém a sua teoria foi a mais profunda.

A religião taoísta é muito diferente das outras religiões. Seu objetivo é o auto conhecimento e a busca da longevidade e não a adoração e a oferenda aos deuses.

O taoísmo é a teoria e a prática de muitas pessoas que buscaram o auto conhecimento, e se conectaram com o universo e com a natureza. E através da tradição oral, conseguiu sobreviver ao longo de milhares de anos, nos deixando ensinamentos e resultados de ricas experiências.




 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842