História do Gong Fu

 
 

O povo chinês é o resultado da união de 54 etnias diferentes e tem mais de cinco mil anos de história. O Gong Fu também é muito antigo e possui muitas famílias. Embora seja difícil saber exatamente quantas são, é possível classificá-las em diferentes formas, observando características comuns aos estilos. No entanto, é preciso lembrar que as cinco classificações descritas abaixo são apenas aproximadas.

A primeira maneira de classificar os estilos de Gong Fu é pela época em que foram criados. Existem basicamente três grandes períodos:

 
 
 

1 - Até aproximadamente 2000 anos atrás – Foi nessa fase que os homens aprenderam a utilizar armas para a caça. Suas técnicas eram muito simples, porém muito eficazes, o que evitava que morressem na tentativa de caçar grandes animais.

2 - 2000 anos à 150 anos atrás – Essa foi a época das Guerras, onde países começaram a utilizar a arte marcial como instrumento de poder. O treinamento visava apenas à obtenção de força e ao uso das armas com facilidade. Não havia de início sistemas ou estilos. Os estilos começaram a se desenvolver entre 1500 e 1850.


3 - 150 anos atrás aos dias de hoje – Essa é a época das armas de fogo, em que a arte marcial perdeu gradativamente sua essência e se transformou em esporte e exercícios para a saúde. Há o predomínio de movimentos bonitos, porém inúteis para um combate real de vida ou morte. A arte marcial tornou-se uma espécie de dança para exibição.

Outra forma de classificar os estilos de Gong Fu é classificá-los como internos ou externos. O conceito de estilos internos e externos é um modo de classificação moderno. Antigamente, o estilo interno era um estilo praticado dentro de uma família de Gong Fu, enquanto que o estilo externo era aquele praticado pelos monges de algum templo (por exemplo, os monges do Templo de Shaolin). Nos dias de hoje, algumas pessoas dizem que o Gong Fu interno é o de Wutang e que o externo é aquele Gong Fu proveniente do Templo de Shaolin.

A terceira maneira de classificar os estilos é pela localização geográfica. Pode dividir-se em Gong Fu do Norte e Gong Fu do Sul da China.

Outra maneira de classificação dos estilos pela divisão geográfica utiliza as montanhas, nas quais os mestres moravam e desenvolveram os vários estilos. Na história do Gong Fu é conhecido que os mestres sempre moravam em montanhas, mantendo-se, assim, a ligação entre o Gong Fu e as montanhas da China. As montanhas mais famosas de origem são:

1 – Wu Dang Shan
2 – Song Shan
3 – Jiu Ha Shan
4 – E Mei Shan
5 – Ku Lun Shan
6 - Guang Hua Shan
7 - Zhong Nan Shan
8 - Sun Shan
9 - Tai Shan

Uma última classificação pode ser feita a partir da filosofia que o estilo de Gong Fu utiliza. Existem basicamente três filosofias:

1 – Ru Jia: Filosofia fundada por Kong Fu Zhi (Confúcio), que se desenvolveu em Tai Shan.

2 - Tao Jia: Filosofia com base no taoísmo e se desenvolveu na Wu Dang Shan, E Mei Shan, Ku Lun Shan, Guang Hua Shan, Zhong Nan Shan.

3 – Fe Jia: Filosofia fundada por Shi Jia Me Ni. Esta filosofia se desenvolveu em Sun Shan ( Shao lin si) e Wu Tai Shan.

Criação de Estilos de Gong Fu
Na China, a pessoa que proclamar a existência de um novo estilo de Gong Fu terá que passar por uma “prova de fogo”, que consiste em enfrentar todos os lutadores que baterão à sua porta. Se a pessoa passar pelo teste, a existência do novo estilo estará confirmada.

   
 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842