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Ao
mesmo tempo, esta teoria foi sendo cada vez mais aplicada à
prática, o que fez com que a qualidade das artes marciais
chinesas crescessem. A evolução começou baseando-se
nas formas conhecidas como Zhan Zhuang.
O
Zhan Zhuang é uma postura aparentemente estática onde
o indivíduo exercita tensão e relaxamento, treinando
o espírito, a mente e o corpo. Existem várias posturas
de Zhan Zhuang como Mei Tuin Pen, da família Mei Hua Quan;
San Ti Shir Tsuan, da família Shiin Yi Quan; Yi Giin Tsuan,
da família Shaolin Quan; Lian Yi Tsuan, da família
Ba Gua Zhang; San Tsai Tsuan, da família Tai Ji Quan e Gii
Gi Tsuan, da família Da Chan Quan, entre outras.
Com
o aparecimento do Zhan Zhuang ocorre a evolução do
estado primitivo das artes marciais para um novo estágio.
Infelizmente, a evolução da arte marcial foi tolhida
devido a problemas históricos e o Zhan Zhuang foi desaparecendo.
Os principais problemas foram:
- O segredo das artes marciais era guardado dentro de uma mesma
família, pois temia-se que o Gong Fu pudesse ser usado para
o mal;
- Os governantes, que tinham o conhecimento das artes marciais,
não queriam que este conhecimento fosse divulgado, com medo
de que com a divulgação, o seu poder poderia ser ameaçado.
- As pessoas não conheciam o verdadeiro Gong Fu, porque a
literatura sobre o assunto continha muita fantasia. Em conseqüência,
havia muito charlatanismo e as pessoas eram enganadas.
- O Gong Fu exige uma prática individual. Assim, cada indivíduo
adquire uma experiência própria, o que não era
admitido na China. Lá o aluno devia obediência total
ao professor, que nunca podia ser contestado.
- A criação de formas também causou o desaparecimento
do Gong Fu.
- O Gong Fu necessita de uma teoria baseada em princípios
científicos, o que não existe. Hoje ele se resume
apenas ao conhecimento prático.
Zhan Zhuang Como Prática Fundamental
E necessário que a prática do Zhan Zhuang seja adotada
como a prática fundamental de treino em artes marciais, já
que a força e a potência utilizada nas artes marciais
é diferente da força que é aplicada na vida
diária e na prática esportiva. A força normalmente
utilizada é a força mecânica, bruta, rígida
e é limitada em uma situação de combate. Por
este motivo, os grandes mestres denominam a força aplicada
na arte marcial como Chuen Chin Ur . Na família Shaolin esta
força é conhecida como Tchuan Chin Ur.
A força utilizada nas artes marciais é uma força
que se aplica em condição de equilíbrio, utilizando
todas as direções. O melhor método para obter
esta força e potência é o Zhan Zhuang, que tem
por função desenvolver a força e a potência
necessárias para a arte marcial. Isso é feito fazendo-se
com que o corpo fique totalmente parado (Zhan Zhuang). Assim, desenvolve-se
a potência da arte marcial sentindo o movimento com o corpo
ao se ficar em uma postura estática. Esta condição
exige maior concentração e obriga que o corpo esteja
relaxado, mantendo a respiração natural. Infelizmente,
nos combates de artes marciais atuais, o praticante concentra-se,
mas o seu corpo não relaxa, a respiração não
é natural, o que provoca um cansaço além do
necessário, forçando o batimento cardíaco.
Uso
da Força
O ataque na arte marcial ocorre pela projeção da massa
com uma velocidade determinada, e é preciso saber como se
faz isso. Nos treinamentos esportivos normais a preparação
do atleta envolve o corpo e o manuseio de equipamentos. Na arte
marcial, a competição envolve apenas a presença
de seus praticantes. O combate é mais complicado que uma
competição esportiva. Para se treinar uma arte marcial
é necessário que o praticante aprenda a utilizar de
forma correta a sua força. Isso é feito através
do treinamento que utiliza o Zhan Zhuang. Esta força que
pode ser desenvolvida com o Zhan Zhuang e pode “explodir”
juntamente com o movimento, envolve a concentração
espiritual e física. O processo para desenvolver e treinar
tal força não pode ser facilmente explicado e ensinado.
Daí a necessidade de um mestre que oriente o aluno no caminho
certo para o desenvolvimento de tal força.
O Trabalho de Posicionamento dos Pés
É muito importante o método de trabalho com os pés
nas artes marciais. Numa competição de arte marcial,
os lutadores não ficam parados, não há distância
fixa para atacar. É derrotado aquele que não domina
corretamente o espaço nem consegue se movimentar de forma
adequada. O mais difícil no treinamento dos pés é
o desenvolvimento da sensibilidade ao espaço.
Pode-se dizer que em um combate o trabalho com os pés representa
aproximadamente 70% e o trabalho dos punhos 30%. Um ataque que sai
de forma natural consegue uma perfeita coordenação
entre os pés e as mãos. Caso contrário, não
há técnica, apenas o emprego da força bruta.
Os mestres de arte marcial chinesa enfatizam a aplicação
do movimento dos pés de forma simples, prática, sem
fantasia, já que movimentos desnecessários conduzem
às falhas.
O
Combate
O que diferencia a arte marcial da dança ou acrobacia é
o combate. Atualmente, entretanto, o treinamento na maioria das
artes marciais não se aplica ao combate real. Nos treinos
pode-se reconhecer qualquer estilo (família), mas no combate
real, eles se fundem, perdendo as suas principais características.
Pode-se dizer que a arte marcial que possui técnicas de ataque
e defesa separadas não tem alma. Na verdadeira arte marcial,
o ataque é a defesa e a defesa é o ataque. Não
existe diferença entre uma coisa e outra. O corpo como um
todo juntamente com o espírito devem agir como uma só
coisa, para combater o oponente física e espiritualmente.
A
Moral na Arte Marcial
A arte marcial chinesa considera a moral como o seu princípio
e fundamento. O praticante deve treinar o físico e o espírito,
respeitando seu mestre e colegas, além de prestar ajuda a
quem precisar, isto é, preocupando-se com as outras pessoas.
Estas atitudes devem ser realizadas com consciência e coragem,
discernindo o bom e o mau, sempre mantendo a honestidade, rigidez,
humildade e perseverança. |