Feng Shui e o Qi Gong do feng Shui (chi kun)

Hoje em dia o Feng Shui tem recebido muita importância.

O uso dela não se restringe à aplicação nos lares e ambientes ou nos túmulos. Ela se aplica também na prosperidade financeira dos empresários, no sucesso dos políticos, como conduzir uma nação, como se eleger, no aspecto amoroso e etc.

Pode-se dizer que o Feng Shui se aplica a todas as áreas da vida. É por isso que dizem que o Feng Shui será a coqueluche do futuro. Porém ao se tornar moda, também surgiram problemas. Por exemplo: ao contatar dois mestres de Feng Shui, para analisar um mesmo ambiente, podemos obter resultados distintos, isso é por quê existem muitas famílias de Feng Shui com teorias distintas e principalmente a não compreensão do verdadeiro Feng Shui. Isso trouxe ao desenvolvimento do Feng Shui diversos problemas, inclusive para os consultantes. Se continuar assim, em longo prazo o Feng Shui não chegará ao patamar científico, permanecendo sempre no patamar místico.

1- O QUE É FENG SHUI?

   Para conhecê-lo é necessário saber o que é. Feng Shui é energia, sendo difícil de compreender para quem não está acostumado com a cultura chinesa.

A cultura chinesa diz que a origem da matéria é a energia. A energia Qi (chi) ao contrário do que pensam não é o ar.

Qi é o vazio.

O vazio não é igual a nada. Vazio é uma partícula tão pequena que é invizível, intocável e imperceptível. O vazio pertence ao microcosmo. A física quântica atual, também está estudando essas partículas, que estão extremamente ligadas ao Feng Shui.

Compreendendo que a energia é uma partícula tão pequena, fica mais fácil de entender o que é o Feng Shui. Vazio também é infinitamente grande, e também é uma partícula infinita, e esses são os dois aspectos de uma mesma coisa. È como os números, onde o zero é o maior e o numero um é o começo de tudo.

O zero é o vazio parado, é ilimitado. Essa é a regra do universo para os antigos filósofos chineses.

O Feng Shui é um produto da cultura chinesa, então para entender o Feng Shui é necessário estudar a cultura chinesa. Muitas pessoas pensam que o Feng Shui é a mistura de: arquitetura, astronomia, geologia, geografia, meteorologia, geofísica, geogenia, geodinâmica, geomorfogenia, etc...

Os ocidentais acham que Feng Shui é a arte de direcionar. Todas essas coisas não são exatamente corretas, mas tem um pouco disso tudo. Na verdade o Feng Shui tem seu modo, conteúdo, objetivo e objeto de estudo, por isso, o Feng Shui é uma ciência. Separada de todas as outras.

Em 1964 dois cientistas americanos descobriram as micro-ondas, que são freqüências muito altas de ondas. As micro-ondas são freqüências de energia geradas pelo universo. Em 1978 esses dois cientistas americanos ganharam o prêmio Nobel.

Depois dessa descoberta, começou uma nova era de estudos sobre o universo. O estudo do Feng Shui também abrirá uma nova era dos estudos do universo. Podemos comparar as micro-ondas, como um tipo de QI, mas isso não é a definição.

O universo é infinito assim como o desenvolvimento da ciência e o conhecimento humano sobre a energia. Estudar o Feng Shui é relacionar o homem ao ambiente em que vive, a terra, ao sistema solar e ao universo, ou seja, isso é o que os ancestrais chineses chamam de harmonia entre o homem, o céu e a terra.

2- COMO ESTUDAR O FENG SHUI.

A forma atual do Feng Shui foi constituída através da prática de muitas pessoas, por milhares de anos. Desenvolveram então cinco passos para o estudo do Feng Shui. 1. Procurar o dragão nas montanhas Esse é o primeiro passo: É a investigação e observação do meio ambiente. È observar as formas e direções das montanhas. O Feng Shui compara as montanhas com o dragão. O dragão pode subir ou descer, esconder ou aparecer, ele é muito ágil e mutável. É necessária uma boa investigação, para achar o verdadeiro dragão. O local onde está o verdadeiro dragão é onde tem energia positiva. 2. CHA SHA É a observação de um ambiente menor. O termo Sha se refere às pequenas montanhas e morros. O primeiro e o segundo passo se referem à investigação do longe para o perto, do todo para a parte. Por isso quando observamos o Feng Shui, não podemos ver apenas a casa, mas o ambiente que esta inserida.

3. OBSEVAR A ÁGUA

Existem águas provenientes de muitos lugares, por exemplo: mares, rios, lagos, umidade, águas subterrâneas... Ao vermos o Feng Shui dentro da cidade, precisamos considerar as ruas como rios, isso se chama XU SHUI. Há um livro antigo chinês chamado Shui Long Jing, que diz que nas margens dos rios há sempre boas energias. A importância da água para o Feng Shui pode ser explicada atualmente pelo seu efeito de absorver micro-ondas. Por isso muitas grandes cidades são construídas nas margens de grandes rios.

4. DIEN SHUE

É a determinação exata do local da casa (ou da construção). Essa é a parte mais difícil do Feng Shui. Os antigos chineses dizem que para aprender a procurar o dragão nas montanhas, leva-se três anos. E para aprender DIEN SHUE, leva-se dez anos. Há muitos casos em que as pessoas compram um terreno em um bom ambiente, mas erram no local em que se constroem. Muitos mestres de Feng Shui falham nesse passo.

5. LI XIAN ( DIREÇÃO)

É a determinação da direção e disposição da construção. Nesse passo, é usado a Bússola; LUO PAN (esse artigo fala da forma simplificada, na prática desses cinco passos, são utilizadas muitas teorias e regras, por exemplo: Tien Gan, Di Zhi, 60 Jia Zi, San Yuen Yun Qi, San Yuen Gua Min, yi jin Ba Gua, Yng Yang, Wu Xin, etc...) Há também muitos símbolos do Feng Shui.Compreendendo todos os aspectos citados nesse artigo, podemos dizer que você sabe apenas o básico, ou seja, não se pode falar que você sabe Feng Shui.

No começo do artigo falamos que Feng Shui é energia, por isso para saber para saber o que realmente é Feng Shui é necessário praticar o Qi Gong do Feng Shui (não é praticar outro tipo de Qi Gong). Em relação ao Qi Gong do Feng Shui, precisamos falar de três itens:

1 -Qi Gong do Feng Shui acha que o corpo humano é a máquina mais complexa que existe. Ele tem um mecanismo receptor, um mecanismo emissor, mecanismo de controle, mecanismo da ampliação da informação, mecanismo de integração, sintonia, distinção, mecanismo de análise, mecanismo para resolver, etc... Mas muitos desses mecanismos não funcionam normalmente ou não utilizam todo o seu potencial.

A ciência hoje tem evoluído muito, mas em relação à compreensão do corpo humano, esta só no começo.Por exemplo: o cérebro humano é constituído por milhares de células, estima-se mais de um trilhão de células, e que existem 50 mil tipos de células. O Cérebro é tão complexo que não pode ser comparado a uma máquina.

Quando abrirmos uma parte desses mecanismos, estaremos modificando o futuro da raça humana. Essa modificação não será possível através de procedimentos médicos e sim através da prática do Qi Gong, aumentando a capacidade humana. Normalmente usamos cinco sentidos para perceber as coisas, mas temos a capacidade de usar uma força maior através de outros sentidos. O Qi gong do Feng Shui ajuda a despertar outros sentidos, levando a conhecer informações, sobre o presente, o passado e o futuro.

2 - O universo é composto por energia, matéria e informação. Esses elementos têm duas maneiras de existir, que são o espaço e o sistema. A relação entre as mudanças do universo é determinada através das combinações entre o espaço e o sistema, e isso determina o movimento das matérias, o movimento das informações e o movimento das forças. A energia do Qi Gong é a informação do universo.

3 - Treinar o Qi Gong do Feng Shui, é abrir os mecanismos de recepção e de emissão, para trocar informações com o universo. Parecido com uma tv que tem que sintonizar o canal desejado. Porém, quando a imagem não esta nítida, precisamos ajustar a antena até receber a imagem nítida. Esse é o mesmo processo que precisamos fazer ao praticar o Qi Gong. Na verdade o universo e o homem é uma só coisa. Exemplo: O ciclo menstrual da mulher, tem a ver com o ciclo da lua. Certas pessoas sentem dor no joelho quando vai chover no dia seguinte.

Com o desenvolvimento humano as funções do corpo se tornaram cada vez mais independentes, e é por isso que a capacidade intelectual é maior do que a física, nos outros animais as funções não são tão independentes, e é por isso que a capacidade mental não supera a capacidade física, mas a percepção dos animais é melhor que a dos seres humanos, principalmente os animais de vida longa, pois a percepção de Feng Shui é mais apurada.

Na China há uma praia chamada, praia das tartarugas marinhas, onde esses animais vem de muito longe para botar os ovos, eles sentem que o Qi (chi) desse lugar é bom para o nascimento de seus filhotes. Os pássaros também sabem qual o melhor local para fazer seus ninhos, pois as penas deles conseguem sentir a boa energia.

Mas o homem também é um animal, e, portanto é capaz de sentir essa energia ou esse Feng Shui. Por isso os ancestrais, para saber se o Feng Shui do lugar é bom, precisavam experimentar a terra, água, e ouvir o solo, ver a cor da terra. Falamos simplificadamente sobre os três aspectos do Qi Gong do Feng Shui, porém não é possível ensinar essa prática através de artigos ou livros. Na verdade o ancestral de Feng Shui é, ler o local. O Imperador Amarelo foi o primeiro a dividir o seu território em estados. Nessa época havia um especialista em geografia chamado Qing Wu Zi.

O Imperador o consultou para saber como mapear o país. O método de mapeamento dele originou o Can Yu e modificou-se através do tempo para Jin Daí e posteriormente para Feng Shui (300 d.c.). Para o Feng Shui a terra tem vida. Hoje em dia as pessoas vêem o Feng Shui apenas nas casas, sendo incompleto a observação. Por isso não se pode falar se uma casa tem um bom ou mau Feng Shui. O local também tem sua validade, ou seja, o aspecto bom ou mal do local, muda com o decorrer do tempo, por exemplo: o que é bom para uma geração, pode não servir para a geração seguinte.

Para observar o Feng Shui precisamos viver três fatores:

1- o Feng shui do Local (moradia, enterro)

2- o tempo

3- o homem (ancestrais, familiares, indivíduo)

Esses três fatores são a essência do Feng Shui, porem poucas pessoas sabem disso. Esses três fatores são muito difíceis de se compreender. As vezes as pessoas no tempo errado e no lugar errado, não conseguem realizar alguma coisa, não importando quanto esforço faça.

Pode-se dizer que as energias não conspiram a favor, porém não podemos deixar o esforço de lado sendo isso muito importante para o sucesso, por isso o Feng Shui tem um provérbio que diz:

"Boas ações atraem um bom Feng Shui"

Caso entendamos os segredos do Feng Shui, poderemos utilizá-lo para manter a confiança, e esperar a melhor oportunidade para obter o sucesso.

 

Mestre Cai Wen Yu.

 

 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842