Ensino Chikung há muitos anos e muitos dos meus alunos são médicos de diversos países, incluindo China, Alemanha, França, Japão, Argentina, Uruguai e Brasil. Alguns deles são médicos famosos. Eles estão interessados em acupuntura, perguntam-me sobre a acupuntura e, através dessas conversas, percebi que o tratamento médico de acupuntura atual, estuda apenas a relação entre a doença e meridianos, pontos de acupuntura, ignorando a importância do Chi no curso de acupuntura. Eu entendo que a acupuntura sem Chi perde sua essência. Alguns médicos acupunturistas, a fim de fazer o tratamento de acupuntura utilizam estimulação elétrica na agulha, mas essa prática é realmente diferente do Chikung acupuntura. A essência da acupuntura é Chi. Claro, existem vários médicos acupunturistas que possuem a sensação de Chi na agulha, mas isto é acidental, permanecendo no nível da experiência. Atualmente não existe no campo da acupuntura uma teoria que fundamenta de forma sistemática e profunda este conteúdo (Chi) importante.
O Chikung acupuntura que ensino é essencialmente diferente, possui o fundamento teórico e prático para a inserção do Chi na realização da acupuntura.. Ensino Chikung acupuntura de forma sistemática, abrangente e profunda, separando o conteúdo em três partes que seguem: A primeira parte do processo de ensino do Chikung acupuntura consiste em como a agulha da acupuntura ganha energia, isto é, com Chi. Ensino os fundamentos teóricos e práticos; como praticar, quais exercícios para a agulha da acupuntura ganhar energia, ganhar Chi.
A segunda parte do processo de ensino do Chikung acupuntura é como usar o Chi, incluindo a forma de movimento do Chi. Nesta etapa será discutido principalmente o problema da prática da acupuntura relacionado a profundidade de inserção da agulha. Já é um fato sabido de que o segredo da medicina chinesa, para uma melhor eficácia do tratamento, está na dosagem dos ingredientes, já no campo da acupuntura, o segredo da prática tradicional está relacionado com a profundidade da inserção da agulha. É muito difícil de dominar este ponto da acupuntura tradicional utilizando o atual sistema de ensino de acupuntura sem Chikung, mas com o estudo e prática do Chikung, aprender como dominar a técnica da profundidade da inserção da agulha é fácil. Além disso, também pretendo compartilhar conteúdos e segredos de suma importância no campo da acupuntura que foram perdidos no curso da história.
A terceira parte do processo de ensino do Chikung acupuntura é o efeito, o resultado do estudo e prática do Chikung acupuntura. Entre muitos, um importante resultado do Chikung acupuntura é a técnica da utilização da agulha longa. Nos livros clássicos antigos de acupuntura fala-se das “nove agulhas de acupuntura”, dentre elas, as agulhas mais longas mediam 20-23 cm, mas a agulha longa que apresento mede até 160 cm. Algumas pessoas já ouviram falar ou viram uma agulha longa, mas ninguém viu como usar um tratamento de agulha longa e mais ainda, ninguém sabe como usar o tratamento com a agulha longa, o qual deve ser aprendido por meio da prática de Chikung. A acupuntura tradicional na atualidade visa estimular pontos nos meridianos, mas o Chikung acupuntura e a técnica da agulha longa, não visa apenas os pontos, mas também a inserção da agulha longa através dos meridianos. Seu valor científico é imensurável, é um grande patrimônio cultural imaterial da humanidade.
A primeira e a segunda parte do Chikung acupuntura já ensinei nas escolas médicas da Alemanha, da Argentina e da China, a terceira parte ainda não tive a oportunidade de ensinar. Acredito que ciência e cultura pertencem à humanidade, não a posse pessoal, isto posto, espero sinceramente que interessados em Chikung acupuntura, sejam eles profissionais independentes, ou centros de formação e pesquisa de acupuntura, possam trabalhar em conjunto com o Chikung acupuntura. Estamos em um momento histórico de cooperação, o Chikung que ensino precisa ligar com a acupuntura médica, pois é o desenvolvimento, a expansão que o Chikung precisa e, por outro lado, uma oportunidade para o desenvolvimento e aprofundamento do campo da acupuntura médica. Realmente gostaria de ensinar Chikung aos médicos acupunturistas ou organizações médicas estabelecendo uma relação de parceria.
Enfatizo que não sou um estudante de medicina, não estou falando de medicina, não sou terapeuta, pois o tratamento é responsabilidade do trabalho do médico. Ensino Chikung, objetivo usar o modo de pensar do Chikung para ensinar a classe médica acupunturista a essência esquecida da Acupuntura tradicional. Chikung é a sabedoria da natureza, está além de toda a grande sabedoria científica.
Na China há muitos mestres de acupuntura, embora eles sejam capazes de usar a acupuntura para resolver muitos problemas médicos, a sua maneira de pensar e seus instrumentos médicos pertencem ao campo da ciência, que é apenas metade da acupuntura; enquanto a outra metade é o Chikung acupuntura. Entendo que o campo da ciência acupuntura, corresponde a 50% do conteúdo sobre o tema, com muitos mestres e professores versados nessa prática, mas o Chikung acupuntura corresponde aos outros 50% do conteúdo dessa nobre arte de curar, esse é o conteúdo que eu posso ensinar.
O Chikung que apresento, com fundamentação teórica, métodos de práticas e teorias de acupuntura tradicional é o primeiro e único no mundo que resgata e apresenta novos conceitos que compensam essa carência de Chikung na acupuntura médica atual!
Mestre Cai Wenyu

Aula para medicos acupunturistas da AMBA

Agulhas de 1 metro e 60 cm

Grande Mestre de Acupuntura Jao.