Lao Qi Gong
 
O QiGong Chinês vem sendo praticado há milhares de anos. O que é Qi? Essa pergunta é fundamental e para respondê-la é necessário compreender, em primeiro lugar, o significado do ideograma antigo da palavra Qi.
A palavra Qi moderna era a combinação de dois ideogramas Wu e dian.
O ideograma Wu significa vazio, nada. O ideograma dian tem o mesmo significado que xiu.
O ideograma dian significa “a partícula que deu origem à matéria”. Em outras palavras, “Qi” significa que a origem das coisas é o nada.

 

   

A matéria pode ser dividida em duas partes, que são Xing e Qi. “Xing” é a matéria que nossos sentidos podem perceber.“Qi” é o que nossos sentidos não podem perceber, mas que realmente existe, fato comprovado pela ciência moderna. A fusão de “Xing” e “Qi” causa uma transformação sem limites. Quando isso acontece forma-se uma substância ou uma forma. Quando eles se dividem resta apenas o “Qi”.
Portanto, “Qi” é um microuniverso que está em movimento. Uma das áreas da ciência moderna, a física quântica, estuda esse microuniverso. O “Qi” pode ser considerado como o quantum. O caráter de QiGong é o movimento e vibração dessa microsubstância. O “Qi” pode ser controlado pelo nosso pensamento. Esse controle é uma característica do QiGong. A conclusão é que o “Qi” não é ar e também não é uma energia produzida pelo movimento físico. Não podemos concluir que QiGong é um método ou técnica de respiração. Pode-se dizer que a respiração é um veículo dentro QiGong.

Porque Precisamos Treinar LaoQiGong

LaoQiGong é o estilo desenvolvido pelo mestre Cai, resultado do treinamento de toda uma vida, e se caracteriza pela conservação dos princípios e da prática desenvolvidos pelos antigos mestres.

O nosso corpo não pode evitar a influência que o universo exerce sobre nós. Ele é formado por muitas substâncias bioquímicas resultando em um alto nível de vida, que produz e transmite constantemente energia. Essa energia e potência de transmissão são iguais às do universo e, por causa dessa harmonia e equilíbrio, o ser humano ganha saúde e se desenvolve.
A teoria do QiGong nos ensina que o nosso corpo é o microcosmo que se une com o macrocosmo; o processo de treinamento enfatiza o sentimento e a purificação, unindo pensamento e corpo.
Podemos dizer que QiGong pode reunir ou influenciar a reprodução do humano, a cultura, a ciência, a religião, a arte, etc., desde o princípio até o fim. Se não compreendermos o que é QiGong não poderemos nos conhecer nem encontrar o equilíbrio entre o ser humano e a natureza.

Como Treinar o LaoQiGong

O princípio de treinamento ensina que é preciso ligar o ser humano ao céu e a terra:
• absorvendo a energia yin e yang do universo;
• isolando as influências externas;
• mantendo a concentração,
• relaxando o corpo, a mente e o espírito.

 
 
 
Qi Gong - Arte da Vida - Leia artigo escrito por Cai Wen Yu

 

Qi Gong Psicologia

Qual Qi Gong na China ajudou Carl Gustav Jung a crescer?
Qual conteúdo do Qi Gong Jung trouxe para psicologia ocidental?
Como treinar Qi Gong pode abrir outros sentidos para visualizar símbolos?
Venha aqui treinar Qi Gong para saber tudo isso.

A história da humanidade sempre foi a história do desenvolvimento contínuo do ser humano. O processo de seleção natural possibilitou várias mudanças na estrutura do
corpo. Em primeiro lugar, do ponto de vista da seleção natural, o precursor do homem andava de quatro, depois passou a andar sobre os dois pés. Por causa disso, pôde
aumentar seu campo de visão. As mudanças estruturais foram o primeiro passo para o desenvolvimento cerebral e possibilitaram a produção inicial das linguagens primitivas.
Nessa época a humanidade conseguiu, por meio da linguagem, ajudar-se mutuamente e aumentar o nível de interação social.
Em segundo lugar, graças ao andar bípede, os braços e pernas adquiriram funções diferentes e especializadas, possibilitando a fabricação de ferramentas e utensílios. O
próprio uso do cérebro nesse ponto adquiriu um nível maior de desenvolvimento. Nesse momento, as atividades da vida humana não tinham como foco a sobrevivência individual, e sim a continuidade da sociedade como um todo. Essa é a diferença mais importante entre a sociedade humana e a da maioria dos animais. Pode-se dizer que a vida animal se resume em manter a continuidade da espécie: é um processo não histórico. Enquanto a vida humana constrói culturas e as deixa de herança aos descendentes, os animais não mostram mudanças nesse comportamento primitivo. Essa é a principal razão para afirmar-se que os homens vivem na história.
Como já dissemos, as mudanças do corpo humano possibilitaram o aparecimento de funções muito específicas, especialmente do cérebro, que se desenvolveu cada vez mais. Por causa disso, a linguagem se tornou mais abundante e complexa, e o pensamento se ampliou.
No estágio atual, o corpo humano costuma ser retratado como um instrumento avançado, com funções complexas, trabalhando como aparelho emissor e receptor
com autocontrole próprio para análise, gerenciamento, dedução etc. Isso torna o homem a melhor calculadora biológica que existe. Nesse estado, o corpo humano parece estar no seu ápice e na perfeição.
Eis a importante questão que analisaremos agora: o desenvolvimento humano, que aparenta estar perfeito, pode não estar no seu fim. Precisamos saber se o estado atual não é apenas mais um passo da evolução e, caso seja, como fazer para prosseguir o desenvolvimento. O LaoQiGong considera o desenvolvimento uma sucessão de etapas. Isso explicaria por que o pensamento lógico se dá em etapas. O corpo humano então estaria sujeito a melhoras, e consequentemente seu poder interior aumentaria. O cérebro nesse ponto se desenvolveria mais para chegar a um nível maior. Então, nesse estado, devemos repetir os mesmos passos dos nossos ancestrais primitivos para ascender cada vez mais (essa não é uma simples repetição, é a filosofia de voltar ao natural). Talvez a capacidade do homem de andar com os próprios pés não tenha alcançado sua plenitude, talvez estejamos mais uma vez num processo de seleção natural. Todas as ideias do LaoQiGong existem para explicar e exercitar esse tema. Ao mesmo tempo que é o ponto do começo, é o ponto final da filosofia do LaoQiGong. O aprimoramento do homem é o foco das suas atenções. É a partir daí que eu fundei o LaoQiGong. Outros tipos de QiGong, embora semelhantes em alguns pontos, não seguem os mesmos princípios que este, por isso a comparação não se aplica. Liberdade e expressão são o maior anseio humano, o limiar da vida e a meta final do LaoQiGong. Dizemos que os membros do homem não são apenas uma parte do conjunto do corpo, são uma parte do Universo, fazem todas as tarefas em benefício do universal. Cada pensamento e ação de nossas vidas sempre trará como pergunta se seremos capazes de beneficiar o Universo. Afirmamos que essa é a busca do LaoQiGong: unir o plano do homem, da terra, com os céus. Chamamos a isso ainda de junção com o Universo. Dizemos também que somente quem chegou a esse nível está na plena felicidade e saúde.

Esse conteúdo é muito especifico e ensinado somente para psiquiatras e psicologos.

 

Qi Gong Acupuntura

Ensino Chikung há muitos anos e muitos dos meus alunos são médicos de diversos países, incluindo China, Alemanha, França, Japão, Argentina, Uruguai e Brasil. Alguns deles são médicos famosos. Eles estão interessados em acupuntura, perguntam-me sobre a acupuntura e, através dessas conversas, percebi que o tratamento médico de acupuntura atual, estuda apenas a relação entre a doença e meridianos, pontos de acupuntura, ignorando a importância do Chi no curso de acupuntura. Eu entendo que a acupuntura sem Chi perde sua essência. Alguns médicos acupunturistas, a fim de fazer o tratamento de acupuntura utilizam estimulação elétrica na agulha, mas essa prática é realmente diferente do Chikung acupuntura. A essência da acupuntura é Chi. Claro, existem vários médicos acupunturistas que possuem a sensação de Chi na agulha, mas isto é acidental, permanecendo no nível da experiência. Atualmente não existe no campo da acupuntura uma teoria que fundamenta de forma sistemática e profunda este conteúdo (Chi) importante.
O Chikung acupuntura que ensino é essencialmente diferente, possui o fundamento teórico e prático para a inserção do Chi na realização da acupuntura.. Ensino Chikung acupuntura de forma sistemática, abrangente e profunda, separando o conteúdo em três partes que seguem: A primeira parte do processo de ensino do Chikung acupuntura consiste em como a agulha da acupuntura ganha energia, isto é, com Chi. Ensino os fundamentos teóricos e práticos; como praticar, quais exercícios para a agulha da acupuntura ganhar energia, ganhar Chi.
A segunda parte do processo de ensino do Chikung acupuntura é como usar o Chi, incluindo a forma de movimento do Chi. Nesta etapa será discutido principalmente o problema da prática da acupuntura relacionado a profundidade de inserção da agulha. Já é um fato sabido de que o segredo da medicina chinesa, para uma melhor eficácia do tratamento, está na dosagem dos ingredientes, já no campo da acupuntura, o segredo da prática tradicional está relacionado com a profundidade da inserção da agulha. É muito difícil de dominar este ponto da acupuntura tradicional utilizando o atual sistema de ensino de acupuntura sem Chikung, mas com o estudo e prática do Chikung, aprender como dominar a técnica da profundidade da inserção da agulha é fácil. Além disso, também pretendo compartilhar conteúdos e segredos de suma importância no campo da acupuntura que foram perdidos no curso da história.
A terceira parte do processo de ensino do Chikung acupuntura é o efeito, o resultado do estudo e prática do Chikung acupuntura. Entre muitos, um importante resultado do Chikung acupuntura é a técnica da utilização da agulha longa. Nos livros clássicos antigos de acupuntura fala-se das “nove agulhas de acupuntura”, dentre elas, as agulhas mais longas mediam 20-23 cm, mas a agulha longa que apresento mede até 160 cm. Algumas pessoas já ouviram falar ou viram uma agulha longa, mas ninguém viu como usar um tratamento de agulha longa e mais ainda, ninguém sabe como usar o tratamento com a agulha longa, o qual deve ser aprendido por meio da prática de Chikung. A acupuntura tradicional na atualidade visa estimular pontos nos meridianos, mas o Chikung acupuntura e a técnica da agulha longa, não visa apenas os pontos, mas também a inserção da agulha longa através dos meridianos. Seu valor científico é imensurável, é um grande patrimônio cultural imaterial da humanidade.
A primeira e a segunda parte do Chikung acupuntura já ensinei nas escolas médicas da Alemanha, da Argentina e da China, a terceira parte ainda não tive a oportunidade de ensinar. Acredito que ciência e cultura pertencem à humanidade, não a posse pessoal, isto posto, espero sinceramente que interessados em Chikung acupuntura, sejam eles profissionais independentes, ou centros de formação e pesquisa de acupuntura, possam trabalhar em conjunto com o Chikung acupuntura. Estamos em um momento histórico de cooperação, o Chikung que ensino precisa ligar com a acupuntura médica, pois é o desenvolvimento, a expansão que o Chikung precisa e, por outro lado, uma oportunidade para o desenvolvimento e aprofundamento do campo da acupuntura médica. Realmente gostaria de ensinar Chikung aos médicos acupunturistas ou organizações médicas estabelecendo uma relação de parceria.
Enfatizo que não sou um estudante de medicina, não estou falando de medicina, não sou terapeuta, pois o tratamento é responsabilidade do trabalho do médico. Ensino Chikung, objetivo usar o modo de pensar do Chikung para ensinar a classe médica acupunturista a essência esquecida da Acupuntura tradicional. Chikung é a sabedoria da natureza, está além de toda a grande sabedoria científica.
Na China há muitos mestres de acupuntura, embora eles sejam capazes de usar a acupuntura para resolver muitos problemas médicos, a sua maneira de pensar e seus instrumentos médicos pertencem ao campo da ciência, que é apenas metade da acupuntura; enquanto a outra metade é o Chikung acupuntura. Entendo que o campo da ciência acupuntura, corresponde a 50% do conteúdo sobre o tema, com muitos mestres e professores versados nessa prática, mas o Chikung acupuntura corresponde aos outros 50% do conteúdo dessa nobre arte de curar, esse é o conteúdo que eu posso ensinar.
O Chikung que apresento, com fundamentação teórica, métodos de práticas e teorias de acupuntura tradicional é o primeiro e único no mundo que resgata e apresenta novos conceitos que compensam essa carência de Chikung na acupuntura médica atual!

Mestre Cai Wenyu

Aula para medicoas acupunturistas da AMBA

Aula para medicos acupunturistas da AMBA

Agulhas de 1 metro e 60 cm

Grande Mestre de Acupuntura Jao.
 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842