História da genealogia do Mestre Cai Wen Yu

 
 

O mestre CAI WENYU nasceu numa família de artistas marciais, e ele começou a treinar quando ainda era criança.

GONG FU quer dizer "tempo de trabalho árduo";, e isso ele aprendeu já muito cedo observando seus familiares treinarem diariamente.

Esse estímulo inicial fez com que o mestre fizesse do seu treino uma necessidade diária, treinando ano após ano, enfrentando sol, chuva, neve e ventania, pois os treinos de GONG-FU interno, são feitos tradicionalmente em contacto com a natureza; nessas condições, acredita-se, a primeira coisa a ser fortalecida é o espírito.

Quando criança ele desenvolveu o hábito de acordar às cinco horas da manhã para treinar SAN TI SHI ZHONG e andar em circulo ( BAGUA ), usando uma árvore para marcar o centro do círculo.

Só esse treinamento, lhe custou cinco anos de prática. O mestre CAI JIN BAO ( pai do mestre CAI WENYU ) costumava dizer que o círculo do BAGUA ZHANG é o espírito do BAGUA.

A circunferência deve ter oito passos no total, que são relacionados à filosofia do I-CHING. Esse sistema possibilita ao praticante a sentir a energia da natureza e do universo.

O mestre CAI WENYU está ensinando agora no Brasil e já há 7 anos seus alunos seguem o mesmo sistema de treinamento; com pouco tempo de treino, os alunos da associação CAI WENYU já conseguem fazer o corpo respirar. ( seu sistema de Lao QI GONG tem seis níveis, e o primeiro nível é a respiração o corpo.)

O mestre CAI WENYU foi introdutor do BAGUA ZHANG ortodoxo e do GONG-FU interno marcial no Brasil.

São duas as características importantes na escola ortodoxa de BAGUA ZHANG do mestre CAI WENYU: uma é que sua linguagem descende diretamente do fundador, e a outra é que ele é da quinta geração e hoje em dia poucos mestres possuem esse status.

Por que a escola de BAGUA ZHANG do mestre CAI WENYU é considerada ortodoxa?

Na China, a prática do BAGUA ZHANG é muito popular, existem associações espalhadas por todo o país. Existem muitas famílias de bagua zhang, somando, aproximadamente, 20 a 25 famílias diferentes. Muitas famílias se originaram a partir da terceira ou quarta geração, fazendo novas adaptações em seus sistemas e desviando-se da idéia original do Bagua Zhang ortodoxa; infelizmente muito poucas famílias permaneceram fiéis aos pressupostos ortodoxos.

Quando DONG HEI CHUAN morreu, ele tinha muitos alunos; entre eles, os maiores nomes são: YIN FU CHENG TING HUA, LI CUNYI, LIU FANG CHUN...

LI CUNYI é natural de SHEN XIAN , HEBEI, ele foi aluno do grão mestre LIU QI LAN, e do grão mestre GUO YUN SHEN ( ambos XIN YI QUAN); posteriormente, LI CUNYI foi apresentado ao grão-mestre DONG HEI CHUAN pelo amigo CHENG TING HUA.

LI CUNYI chegou em um nível muito alto de Bagua Zhang e de XIN YI QUAN pois, três grãos mestres o ensinaram muito ( LIU QI LANG, DONG HEI CHUAN e GUO YUN SHEN ).

LI CUNYI foi considerado herói nacional na revolução dos boxers de 1900; sua maestria no manejo do facão lhe rendeu um apelido: "DA DAOLI"; ( grande facão LI).

LI CUNYI também teve grandes alunos, dentre eles o mais famoso foi SHANG YUN XIANG, também conhecido como o "Buda dos pés de ferro". Hoje em dia, na China, muitas associações Bagua Zhang e XIN YIQUAN são da linhagem de SHANG YUNXIANG.

O mestre CAI JIN BAO, pai do mestre Cai Wen Yu, foi o maior aluno do mestre SHANG YUNXIANG. Ele recebeu como herança, um livro raro de Xing YIQUAN de aproximadamente 200 anos de idade; esse livro foi escrito por vários mestres, no decorrer de diversas gerações, por isso o conteúdo desse livro é tão importante; pouquíssimas pessoas estão preparadas para ler e entender esse livro, pois ele é escrito em poemas e em termos filosóficos.

Ser quinta geração nos dias de hoje, como o mestre Cai Wen Yu, é um privilégio para poucos, pois quanto mais próximo do fundador , menos conhecimento se perde; porém maior privilégio ainda é poder manter a tradição do ensino ortodoxo.

Além disso o mestre CAI WENYU também é a terceira geração do estilo de Gong Fu moderno YI QUAN, que foi criado pelo discípulo do grão mestre GUO YUN SHEN, o grão mestre WANG XIANG ZHAI.

O mestre CAI WENYU foi aluno direto do grão mestre YAO ZONG XUN tendo treinado direto também com HAN CI HUANG, DOU SHI MINH, WANG BAO QI...todos eles foram grandes alunos do fundador.

O mestre CAI WENYU sempre diz que o conhecimento não tem fronteiras, e que ele pertence a humanidade, e quem ensina deve amar o que faz, e amar os próprios alunos.

A arte marcial interna, não é como as outras artes marciais, nem como os esportes em geral; todas as pessoas, de todas as idades, podem treiná-la, sem contra indicação; pelo contrário, ela pode revitalizar e devolver a saúde a quem já a perdeu, tornando todo praticante saudável como uma criança.

Apesar do pouco tempo de trabalho, a Associação CAI WENYU já se expandiu para várias cidades brasileiras e até mesmo para o exterior, com a Alemanha e a Argentina;o objetivo da nossa Associação é o de poder transmitir uma arte que está quase em extinção, para aqueles que amam a arte marcial e o desenvolvimento do ser que o QiGong antigo proporciona.

Vamos ressaltar que o estilo desenvolvido pelo mestre Cai se chama LaoQiGong. A palavra Lao, do idioma chinês significa "antigo". Assim, esse estilo se caracteriza em manter as raízes dessa arte milenar.

LaoQiGong é uma prática que prioriza a manutenção da saúde, o desenvolvimento da inteligência, a auto-descoberta do ser, a integração com a natureza e com o homem.

 

 

*Todas as aulas são ministradas pelo mestre Cai.

*Somente o mestre e pessoas autorizasas por ele podem ensinar LaoQiGong

 

 
Contato: Mestre Cai Wen Yu - (11) 97512-1842